quinta-feira, 14 de julho de 2016

Ensino de História Afro- brasileira, Africana e Indígena

A proposta de trabalho do 2º encontro realizado no mês de junho foi a elaboração de sugestões  de práticas pedagógicas com a inserção  História Afro- brasileira, Africana e Indígena nos Planos de  Trabalho Docente.

Disciplina: Matemática e Inglês.
Profª : Andreia R. Sardanha  e Valéria Bortoloso.
Conteúdo Estruturante: Matemática – Números Álgebra
Inglês: Discurso como prática social,
Conteúdo básico: Matemática – Números naturais, sistema de medidas( medidas de massa e capacidade), frações;
Inglês: Imperativo e características
Conteúdo específico: Matemática utilização dos números em descrições de características em animais e receitas. Utilização de valores pesos e medidas no cotidiano.
Inglês: Transcrição das receitas em inglês, utilizando os verbos no imperativo. Descrição dos animais em inglês e conversão de pesos e medidas para o inglês.
Metodologia:
Matemática: Na turma do sétimo ano foi proposto aos alunos que trabalhássemos a culinária africana e indígena, os alunos se dividiram em grupos, no qual cada grupo ficou responsável por pesquisar uma receita e confeccionar um cartaz com a mesma. Os alunos trouxeram suas receitas em cartazes e expuseram para a turma. Durante a exposição foi retomado alguns conteúdos matemáticos como frações, medidas de capacidade e massa e os números naturais. O professor salientou a importância da matemática dentro da culinária. Em outro momento os alunos puderam trazer suas receitas prontas para uma degustação e explanação sobre as receitas.
Inglês: Na aula de inglês o trabalho foi complementado com a transcrição das receitas na língua inglesa. Neste, foi trabalhado os verbos no Imperativo e relembrado seu uso, que se faz sempre em receitas, já que as mesmas são iniciadas por verbos dando orientações passo a passo do que fazer. Os cartazes produzidos pelos alunos com as receitas foram apresentados com os textos em português e inglês. Ao relembrar o imperativo percebe-se sua importância e a necessidade de aprender esta forma verbal.
Matemática: Na turma dos sextos anos foi passado o filme do livro Bichos da África vol1 e 2 de Rogério Andrade Barbosa,  os alunos assistiram e depois formamos grupos no qual os grupos escolheram um bicho do continente africano para pesquisarem dados que usam números para serem representados como: Tempo de vida, tempo de gestação, tamanho, peso, habitat natural, alimentação.
Esses dados foram trazidos para a sala de aula onde os alunos confeccionaram cartazes com dados desses animais para após serem expostos no saguão para os outros alunos. Após a professora faz uma retomada dos conteúdos de números naturais, medidas de massa e comprimento.
Inglês: Nas turmas dos sextos anos foram transcritos as características para o inglês além da análise das características comparando os animais. Além da confecção dos cartazes com as características em português e inglês.







Confecção do jogo de tabuleiro:SHISIMA

O jogo SHISIMA é um jogo que envolve o alinhamento de três peças, jogado pelas crianças da parte ocidental do Quênia. Na língua tiriki, a palavra shisima quer dizer “ extensão de água”.Este jogo se assemelha ao  nosso “Jogo da Velha”, mas neste tenta-se impedir que o adversário alinhe suas peças em uma das diagonais do tabuleiro.. É um jogo que envolve estratégia, raciocínio e antecipação.
Disciplina: matemática
Profª: Marines Delai
Conteúdo:Geometria
Metodologia: O trabalho foi proposto para as turmas do nono ano com a confecção de um jogo de raciocínio e estratégia que são características dos jogos de origem africana. De início foi explicado de qual país da África é o jogo e como surgiu, as regras e os conteúdos a serem trabalhados a partir do jogo. Após a confecção do tabuleiro, os alunos formaram duplas e jogaram.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...